20 de novembro de 2008

Pela promoção da lusofonia - S.Tomé e Príncipe

Este ano vamos ajudar outros leitores lusófonos.
Vamos partilhar leituras e comunicar com outros sotaques.

ENCOMENDA JÁ O TEU POSTAL SOLIDÁRIO!

http://www.presentessolidarios.pt/escolha.php#presenteSaoTome

18 de novembro de 2008

17 de novembro de 2008

A UM POETA

imageshack.us

Tu, que dormes, espírito sereno,
Posto à sombra dos cedros seculares,
Como um levita à sombra dos altares,
Longe da luta e do fragor terreno,

+ Acorda! é tempo! O sol, já alto e pleno,
Afuguentou as larvas tumulares...
Para surgir do seio desses mares,
Um mundo novo espera só um aceno...

+ Escuta! é a grande voz das multidões!
São teus irmãos, que se erguem! são canções...
Mas de guerra... e são vozes de rebate!

+ Ergue-te pois, soldado do Futuro,
E dos raios de luz do sonho puro,
Sonhador, faze espada de combate!

Antero de Quental

12 de novembro de 2008

Amigo

aaporia.com
Agora fico contente
porque te posso chamar
de «AMIGO».
Sei que posso contar
sempre contigo «AMIGO».
Quando vens junto de
mim, sinto a nossa
amizade voltar a renascer.
E espero que nada nem
ninguém acabe com a
nossa amizade, «AMIGO».

11 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho

«Martinho de Tours (São) -Bispo de Tours (n. actual Szambatkely, Hungria, 316 ou 317- m. Candes, França, 8.11.397).Filho de um oficial do exército romano e nascido num posto militar fronteiriço, após estudos humanísticos, em Pavia, aos 16 anos entrou para o exército quando já a sua vontade o inclinava a fazer-se monge (aos 10 anos inscrevera-se como catecúmeno). Em breve ganhou fama de taumaturgo.Em Amiens, provavelmente em 338, durante uma ronda nocturna no rigor do Inverno encontrou um pobre seminu: não tendo à mão dinheiro para lhe valer, com a espada dividiu ao meio a sua clâmide que repartiu com o desconhecido.Na noite seguinte, em sonhos, viu Jesus, que disse:"Martinho, apesar de somente catecúmeno, cobriu-me com a sua capa."Recebeu o baptismo na Páscoa de 339, continuando como oficial da guarda imperial até aos 40 anos. Abandonando a vida castrense, foi ter com Sto. Hilário de Poitiers, que lhe conferiu ordens sacras e lhe deu possibilidade de levar vida monacal: nasceu, assim, o famoso Mosteiro de Ligugé. Eleito, por aclamação, bispo de Tours, foi sagrado provavelmente a 4.7.371.Ardente propagador de fé, fundou, em Marmoutier, um mosteiro donde sairam notáveis missionários e reformadores. Demoliu templos pagãos e levantou mosteiros como sustentáculos da evangelização. Humilde e pacífico, manteve a sua independência perante o abuso da autoridade civil.O fascínio das suas virtudes radicadas na generosidade do seu zelo, na nobreza de caracter e, sobretudo, na sua bondade ilimitada mantida para alem da morte na prodigalidade dos seus milagres, magnificamente descritas pelo seu discipulo Sulpício Severo, fez com que S. M. T. fosse durante muitos séculos o santo mais popular da Europa Ocidental. A sua memória litúrgica é a 11 de Novembro.»

Oliveira, Alves de- "Martinho de Tours (São)", Enciclopédia Luso- Brasileira de Cultura, vol. 13 (Editorial Verbo)

10 de novembro de 2008

D. Manuel I

D. Manuel I
View SlideShare presentation or Upload your own.

A Vida no Século XIX

A Vida no Século XIX
View SlideShare presentation or Upload your own.

Florbela Espanca

Florbela Espanca
View SlideShare presentation or Upload your own.

Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira
View SlideShare presentation or Upload your own.

Experiência de leitura - Susana Tamaro

TAMARO, Susana, Um Lugar Mágico ou como Salvar a Natureza, Lisboa, Editorial Presença, 1998

Neste livro existe um lugar maravilhoso e único no meio de uma floresta, chamado Círculo Mágico. Os homens nunca lá entravam, porque tinham medo. Um dia caiu do céu uma estrela perto do círculo Mágico, ao saber disto sua Alteza Imunda Almôndega I, o presidente da cidade, quis investigar e todos os animais que lá viviam foram ameaçados. Moleza Imunda criou um plano diabólico para transformar o planeta num lugar escuro, coberto de hipermercados e televisões, porque era assim que ele achava que as crianças deviam crescer. O Círculo Mágico não aguentou e acabou por fechar-se e, deste modo, todos os animais que lá viviam morreram, excepto o Rick, o rapaz-lobo, e Úrsula, uma macaca. Rick parte numa aventura para provar a Sua Moleza Imunda Almôndega I que o mundo não é uma caixa escura de televisão.
Adorei a macaca Úrsula, porque era muito querida e estava sempre pronta a ajudar o Rick e adorava ter vivido no Círculo Mágico, pois deve ser um local lindo sem guerras e onde todos são felizes.
Agradou-me o desfecho da história, porque Sua Moleza Imunda Almôndega I e o seu amigo Ulderico Pançudo não conseguiram fazer mal às crianças. E, apesar do Círculo Mágico ter terminado, Rick tinha tudo guardado no coração e era uma criança-lobo feliz.
Aconselho a leitura deste livro aos meus amigos, visto que é um livro muito bonito, apesar de fantasioso. Mostra às pessoas que o mundo é um sítio mágico e maravilhoso e não deve ser desperdiçado a ver televisão e outras coisas sem interesse, mas a brincar e a conviver.

Filipa Rosa, 8ºB

4 de novembro de 2008

Experiência de Leitura - Caçadores de Tempestades

STEWART, Paul, Caçadores de Tempestades, Porto Editora, 2007

Sanctaphrax é uma cidade que está presa por uma corrente e com um pó chamado Stormphrax a uma cidade inferior. No entanto, a corrente partiu-se e não havia mais Stormphrax. Quem foi buscar este produto foi Quitinius, o pai do nosso herói Twig. Uma grande tempestade aproxima-se e o Stormphrax encontra-se precisamente no coração dessa tempestade. Twig viaja no navio dos Caçadores de Tempestades para encontrar o pó, o que vem a conseguir. Porém, quando chega a sua amiga Ave-de-seda diz que a última vez que viu o pai de Twig foi no Ermo Nublado. Assim, foi para lá que se dirigiram os Caçadores de Tempestades em busca de Quitinius, iniciando uma nova aventura.
A minha personagem favorita foi Twig, porque era um grande aventureiro que herdou um grande dom do seu pai. Não gostei do Vilnix Pompoeniux, pois estava sempre a estragar os planos a Twig e ao Mestre da Luz e da Magia.
Desagradou-me o desfecho da história porque o pai de Twig não apareceu.
Aconselho este livro aos meus amigos, porque é uma história emocionante e se a lerem vão ficar pasmados.

Bruno Martins, 8ºB