17 de março de 2011

Un ponte fra Italia e Portogallo

 

 

 

«17 de março: Itália celebra 150 anos de unificação

Começam as festas e eventos que comemoram o aniversário do processo que reuniu os antigos Estados da península e os transformou em um único país independente.
por Graziella Beting

No dia 17 de março de 1861, Vitor Emanuel II, rei do Piemonte e da Sardenha, reuniu-se em Turim com representantes de outros Estados da península Itálica e encerrou um longo processo de lutas e guerras nacionalistas pela independência e unificação da Itália. Passados 150 anos, a mesma cidade de Turim, que se tornou a primeira capital do país, sedia uma série de eventos, mostras e manifestações destinados a celebrar o 150º aniversário da unificação.

Até a metade do século XIX, a Itália estava fragmentada em uma série de Estados independentes e principados, alguns sob controle da Áustria. A partir de 1848, começaram a surgir movimentos nacionalistas pregando a unificação dos Estados e as guerras de independência, que culminaram na fundação da Itália moderna, em 1861.

Na região do Piemonte, onde tudo começou, se concentram as principais atrações da comemoração dos 150 anos da unificação. Serão nove meses de festa, com manifestações culturais dedicadas às campanhas nacionalistas do século XIX e à criação da identidade italiana. Além disso, por causa da efeméride vários edifícios históricos, praças e parques em várias cidades italianas estão sendo restaurados.

Em Turim, os eventos ficarão concentrados em dois pontos principais: a Officine Grandi Riparazioni, criada especialmente para a festa, e a Venaria Reale, complexo barroco que sediará mostras voltadas à identidade, criatividade, arte e gosto italianos. Na Officine serão montadas três exposições principais, entre 17 de março e 20 de novembro: “Fazendo os italianos”, sobre a identidade italiana nesses 150 anos; “Estação futuro”, sobre como será o país nos próximos anos, ressaltando as inovações tecnológicas; e “O futuro nas mãos”, sobre artesanato italiano.»
 
 Lê mais em:
 
http://associazionecamoes.blogspot.com
 

1 comentário:

Associazione Culturale Luís de Camões disse...

Agradecemos a todos os amigos que celebraram com a “Associazione Culturale Luís de Camões” o 150º Aniversário da União de Itália. Ficámos muito honrados e felizes com vossa participação.

Um grande abraço