10 de novembro de 2008

Experiência de leitura - Susana Tamaro

TAMARO, Susana, Um Lugar Mágico ou como Salvar a Natureza, Lisboa, Editorial Presença, 1998

Neste livro existe um lugar maravilhoso e único no meio de uma floresta, chamado Círculo Mágico. Os homens nunca lá entravam, porque tinham medo. Um dia caiu do céu uma estrela perto do círculo Mágico, ao saber disto sua Alteza Imunda Almôndega I, o presidente da cidade, quis investigar e todos os animais que lá viviam foram ameaçados. Moleza Imunda criou um plano diabólico para transformar o planeta num lugar escuro, coberto de hipermercados e televisões, porque era assim que ele achava que as crianças deviam crescer. O Círculo Mágico não aguentou e acabou por fechar-se e, deste modo, todos os animais que lá viviam morreram, excepto o Rick, o rapaz-lobo, e Úrsula, uma macaca. Rick parte numa aventura para provar a Sua Moleza Imunda Almôndega I que o mundo não é uma caixa escura de televisão.
Adorei a macaca Úrsula, porque era muito querida e estava sempre pronta a ajudar o Rick e adorava ter vivido no Círculo Mágico, pois deve ser um local lindo sem guerras e onde todos são felizes.
Agradou-me o desfecho da história, porque Sua Moleza Imunda Almôndega I e o seu amigo Ulderico Pançudo não conseguiram fazer mal às crianças. E, apesar do Círculo Mágico ter terminado, Rick tinha tudo guardado no coração e era uma criança-lobo feliz.
Aconselho a leitura deste livro aos meus amigos, visto que é um livro muito bonito, apesar de fantasioso. Mostra às pessoas que o mundo é um sítio mágico e maravilhoso e não deve ser desperdiçado a ver televisão e outras coisas sem interesse, mas a brincar e a conviver.

Filipa Rosa, 8ºB

Sem comentários: