4 de novembro de 2010

Concurso Literário - DIA MUNDIAL DA S.I.D.A.

Gabinete de Saúde da ESPS

Escola Secundária c/ 3.º CEB de Ponte de Sôr
Ano lectivo 2010/2011

Dia Mundial da Luta contra a SIDA
Concurso literário e de ilustração

Regulamento

Destinatários: Podem concorrer todos os alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário matriculados na Escola secundária de Ponte de Sor no ano lectivo de 2010/2011, a título individual ou em grupos de, no máximo, 3 elementos.
Escalões de participantes: Existirão três escalões de participantes:
- 1.º escalão: 11 a 13 anos;
- 2.º escalão: 14 a 16 anos;
- 3.º escalão: 17 ou mais anos.
Caso concorram em grupo, todos os elementos deverão pertencer ao mesmo escalão etário.
Categorias: O concurso será aberto para três categorias de trabalhos: poema, composição em prosa e ilustração.
Condições de participação: Cada participante (individual ou em grupo) pode concorrer com um trabalho por categoria, num máximo de 3 trabalhos, obrigatoriamente de categorias diferentes; pode optar igualmente por apresentar a concurso apenas um trabalho ou dois trabalhos, desde que sejam de categoria diferente, neste último caso.
Apresentação dos trabalhos:
- Os trabalhos das categorias de poesia e prosa não poderão exceder uma página A4.
- Na categoria de prosa os participantes poderão optar por diversos tipos de composição escrita – carta, notícia de imprensa, conto, artigo de opinião, etc.
- Os trabalhos das categorias de ilustração deverão ser realizados em folha A4
- Na categoria de ilustração os participantes têm liberdade de escolha da técnica a utilizar: desenho, recorte e colagem, técnicas mistas, guache, lápis de cera, lápis de cor, lápis de carvão; serão aceites trabalhos que enquadrem texto (curto) na imagem.
Prazos e condições de entrega dos trabalhos: Os trabalhos a concurso deverão ser entregues ao Director de Turma até 26 de Novembro, identificado apenas pelo pseudónimo e mencionando a idade. Juntamente com o trabalho, o participante deverá entregar um envelope fechado com a identificação no interior (nome, n.º, turma, ano) do aluno/alunos, escrevendo do lado de fora do envelope o seu pseudónimo/nome do grupo e o escalão etário a que pertencem.
Classificação dos trabalhos e prémios: será atribuído um prémio ao primeiro classificado em cada categoria – poema, prosa e ilustração – e por cada escalão de participante.
Critérios de classificação dos trabalhos: os trabalhos serão classificados de acordo com os seguintes critérios:
- Prosa e poesia: uso correcto da língua materna, relevância do conteúdo para a temática, criatividade, apresentação e organização.
- Ilustração: uso correcto da língua materna (caso seja utilizado texto), criatividade, técnicas aplicadas, apresentação e organização no suporte.
NOTA: A composição do júri, a natureza dos prémios a atribuir aos primeiros classificados e a data de afixação dos resultados do concurso serão divulgados posteriormente. Para qualquer esclarecimento adicional, deverá ser contactado o gabinete de saúde.




Sem comentários: