1 de maio de 2008

1º de Maio - O Dia do Trabalhador

A todos
Que saíram às ruas
De corpo-máquina cansado,
A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua

–Primeiro de Maio!
Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.
*
Sou operário
–Este é o meu Maio!
Sou camponês
- Este é o meu mês.
Sou ferro
–Eis o Maio que eu quero!
Sou terra
–O Maio é minha era!
"Meu Maio", de Vladimir Maiakovski

Vladimir Maiakóvski nasceu na Geórgia em 1893. Um dos principais nomes do modernismo russo, ele muitas vezes é agrupado entre os futuristas de seu país, que contou com uma grande efervescência literária e artística nas duas primeiras décadas do século passado, com poéticas tão diversas quanto a de Maiakóvski, Sergei Iessiênin, Marina Tsvetáeva, Ana Akhmátova, Ossip Mandelshtam ou Boris Pasternak. Cometeu suicídio em 1930.

(in Revistamododeusar.blogspot.com)

Sem comentários: