26 de maio de 2008

CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL - Manuel Alegre



A Câmara Municipal de Águeda voltou a apresentar, agora em conferência de imprensa, dia 2 de Abril, o Prémio Literário Manuel Alegre, que visa homenagear o escritor e poeta aguedense.

*

O prémio é de âmbito nacional, tem periodicidade bienal e visa, ainda, “o desenvolvimento do gosto pela leitura, a promoção da escrita e o aparecimento de novos autores”.

*

“No primeiro ano, vamos priveligiar a poesia, mas admitimos promover outros géneros literários, em futuras edições”, revelou Elsa Corga, vereadora da cultura.

O concurso “destina-se a quem não tenham ainda nenhum livro publicado” e só serão admitidos trabalhos de poesia, em Língua Portuguesa, que deverão ser apresentados até 30 de Junho.

A cerimónia de entrega de prémios (5.000 euros para o vencedor) terá lugar em Setembro.


O júri, para lá de Gil Nadais, será constituído por mais três aguedenses: Paulo Sucena (escritor e investigador da obra de Manuel Alegre), Graça Rio-Torto (Universidade de Coimbra) e Daniel Marques Ferreira (escritor e professor, natural de Macinhata). Inclui Clara Rocha (Universidade Nova de Lisboa), Lídia Jorge (escritora) e Nuno Júdice (poeta e ensaísta).

Sem comentários: