8 de maio de 2008

"Música como comunicação" - apresentação do projecto



Entre os dias 1 e 14 de Abril 08, das 16h às 18h, decorreu na Escola Secundária de Ponte de Sor, dirigido aos alunos do Ensino Básico, o projecto MÚSICA COMO COMUNICAÇÃO, sob a orientação de Alexander Tzarich, director artístico do Festival de Novisad. Este projecto consistiu num laboratório de artes cénicas, onde foram construídos instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. O objectivo final seria a realização de um Espectáculo Itinerante ao ar livre de música e movimento cénico, durante as festas da Cidade, no dia 7 de Julho 2008. No entanto, Alexander Tzarich não quis terminar o laboratório sem antes dar a conhecer à Comunidade Escolar o trabalho desenvolvido ao longo destas duas semanas, o qual contou, não só com a participação dos alunos inscritos no projecto, mas também os alunos músicos da Banda das Galveias e os músicos da Orquestra de Harmónicas. Assim, na noite de 11 de Abril, no Cine-Teatro de Ponte de Sor, pudemos assistir a um espectáculo muito interessante, onde a mistura de instrumentos convencionais e instrumentos reciclados produziu um concerto que primou pela diferença e originalidade.

OPINIÕES dos participantes:

“ Gostei muito da nossa actuação no Cine-Teatro sobre a Música “com lixo”. O nosso professor sérvio Alexander era muito simpático e engraçado. Tinha muita imaginação para fazer música. Tocámos todos muito bem!”
Mónica Lanzinha, 7º A

“Quando participámos no laboratório de música, pensámos que, ao início, ia ser um pouco aborrecido. Depois de já termos ido alguns dias, percebemos que até ia ser divertido e interessante. Tocámos instrumentos de lixo reciclado. Fizemos um espectáculo que correu muito bem.”
Margarida Lobato / Patrícia Feijão, 7ºA

“ Eu achei o projecto da música muito engraçado e gostei muito do que se passou nos ensaios. O senhor Alexander criou músicas muito giras com o grupo e nós entendemo-lo bem. Os instrumentos dele eram originais e ele tocava-os muito bem.”
Márcia Rodrigues, 7ºA

“ Eu gostei de ir à Música Como Comunicação, porque até mesmo quem não sabia tocar nenhum instrumento, poderia tocar bem qualquer instrumento reciclado. Nos ensaios era muito engraçado, pois fazíamos aquecimentos divertidos. Foi muito giro.”
Camila Souza, 7ºC

“Gostei muito de participar, porque as músicas são inventadas por nós. Mesmo quando faltavam alguns alunos, o Alexander conseguia sempre arranjar uma maneira de fazer músicas.”
João Vieira, 7ºC

“Achei muito interessante porque utilizámos vários materiais para fazer os mais diversos instrumentos que se possam imaginar. Acho que fizemos um bom trabalho e um bom espectáculo. Gostei de trabalhar com a Banda das Galveias.”
Ignácio Pranto, 7ºC

“Eu adorei participar neste projecto, porque adorei os ensaios! Aprendi como é que de um garrafão se faz um reco-reco e que as garrafas produzem sons fantásticos. O senhor Alexander era muito engraçado, os ensaios eram relaxantes e eu sentia-me sempre bem.”
Rita Miranda, 7ºC

“Gostei bastante de trabalhar com o Alexander, pois os ensaios eram divertidos e, ao mesmo tempo, estávamos a criar músicas. O Alexander é espectacular porque consegue fazer música com tudo e adorei a ideia de juntar instrumentos recicláveis com os instrumentos da Banda. O espectáculo correu bem, mas no Verão vai ser melhor!”
Hugo Martins, 8ºB


Projecto coordenado pelas docentes: Sérgia Bettencourt e Idalina Lourenço

Sem comentários: