9 de fevereiro de 2011

Concurso Inês de Castro

Os Percursos de Pedro e Inês, na modalidade de caça ao tesouro, são o desafio lançado pelo Concurso Inês de Castro, destinado a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Os conteúdos da caça ao tesouro devem definir um percurso pelos contextos e lugares históricos, geográficos e literários alusivos ao tema, com base em pesquisa efectuada a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
A elaboração da actividade deve incluir um mapa que permita a visualização da área de jogo, a explicação das regras a seguir, a divulgação dos enigmas a desvendar e, ainda, a definição do “tesouro” que representa o culminar da caça ao tesouro.
As escolas podem inscrever-se até dia 25 de Março, através de formulário disponível na página do Plano Nacional de Leitura (PNL), apresentando candidaturas individuais ou de grupos de alunos com o máximo de três elementos, sob a coordenação de um professor.
A divulgação da lista de premiados e dos prémios está prevista para o dia 29 de Abril, seguida da cerimónia de entrega dos prémios, que ocorrerá na segunda semana de Maio.
O concurso é uma iniciativa conjunta do PNL e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams.
Para mais informações, consultar a página do PNL.

Sem comentários: