A nossa escola aderiu a esta iniciativa proposta pelo Plano Nacional de Leitura, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças e jovens.
Assim, a equipa da Biblioteca da nossa escola juntamente com as docentes de Língua Portuguesa do 7ºano, Sérgia Bettencourt e Emília Narciso, organizaram e realizaram várias actividades que contaram com a participação de todos os membros da comunidade escolar, entre eles professores, alunos e encarregados de educação.
Actividades desenvolvidas:
• Projecto Ler Consigo – Esta actividade foi desenvolvida com o objectivo de promover junto dos alunos a ideia de que ler é importante. Deste modo, foram convidados elementos da comunidade local a visitarem a Biblioteca da nossa escola e a lerem textos escolhidos por si. Assim, no dia 5 de Março, tivemos a presença da Drª Ausenda Martins, médica do Centro de Saúde de Ponte de Sor, que seleccionou poemas de António Nobre apresentando de forma sucinta e entusiasmante a vida deste escritor que, segundo as suas palavras, “muito a marcou na sua juventude pela sua simplicidade”. No dia 6 de Março, recebemos a visita do Vereador da Cultura da nossa Câmara Municipal, professor Luís Laranjeira, que nos apresentou vários contos populares, tendo abordado a importância dos mesmos para o nosso património oral e tradicional.
• Exposição do Livro Antigo – Com esta actividade pretendíamos sensibilizar para a importância da preservação dos livros, ou seja, qualquer livro que o aluno tenha no presente, daqui a alguns anos poderá ser considerado uma “relíquia”, logo há que estimar os nossos livros e saber dar-lhes o devido valor. Para a concretização desta exposição foi muito importante a participação dos professores e Encarregados de Educação que disponibilizaram livros antigos na posse das famílias, alguns a várias gerações. Tivemos a preocupação de fazer uma pequena mostra de manuais escolares, desde o ensino primário ao universitário, do regime salazarista. A exposição correu muito bem e interessou os nossos alunos, o que era visível pelo facto de muitos quererem colaborar.
• Realização de um Bibliopaper – Com esta actividade pretendia-se a formação de utilizadores da Biblioteca. No Bibliopaper participaram três turmas do 7º ano. Realizou-se na Biblioteca da nossa escola e consistiu num jogo em que cada equipa tinha de conseguir preencher um questionário, cujas respostas estavam nos diversos livros/espaços da nossa Biblioteca. De uma forma lúdica, pretendia-se levar os alunos a descobrir como é importante saber procurar a informação de uma forma fácil, rápida e objectiva. Acresce que, no primeiro período, estas turmas já tinham tido uma sessão de esclarecimento com a professora responsável da Biblioteca sobre o modo como pesquisar e consultar. Numa era da tecnologia em que facilmente toda a informação se encontra na Internet, consideramos que continua a ser muito importante incentivar e ensinar os nossos alunos a pesquisar em suporte de papel.
• Concurso de leitores – “Ler é uma Festa!” - Cavaleiro da Dinamarca – Embora a obra de Sophia de Mello Breyner faça parte do programa do 7º ano, optamos por leccionar outros contos, porém não queríamos deixar de proporcionar aos nossos alunos a leitura e a reflexão sobre a obra desta escritora. Assim, convidámos os nossos alunos a lerem o conto Cavaleiro da Dinamarca e a participarem no Concurso de Leitores “Ler é uma Festa”. Durante a semana da leitura, os alunos podiam solicitar aos responsáveis da Biblioteca um questionário sobre a obra. Após o seu preenchimento individual, era depositado numa caixa, que apenas foi aberta no final da semana. A entrega dos prémios decorreu no dia 11 de Março, no final do encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha, tendo sido o 1º prémio um livro autografado desta escritora.
• Encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha – Decorreu no dia 11 de Março e estiveram presentes 4 turmas. A escritora deu a conhecer os seus livros, nomeadamente, a colecção da “Teodora” e respondeu a todas as questões que lhe foram colocadas. Acresce que nas aulas de leitura alguns alunos já tinham lido obras desta autora, por isso tinham curiosidade em conhecê-la e saber algumas curiosidades sobre as personagens dos seus livros. No final, disponibilizou-se para conversar com alguns admiradores e autografar os seus livros.
Esta semana de promoção da leitura decorreu de acordo com o previsto e foram superadas as expectativas, pois os alunos aderiram com interesse e participaram activamente nas várias actividades.
Agradecemos a participação dos professores e Encarregados de Educação, nomeadamente ao nível do empréstimo de livros antigos para a nossa exposição, que muito contribuíram para a dinamização e concretização com sucesso destas actividades, ajudando a promover os hábitos de leitura dos nossos alunos.
Sérgia Bettencourt / Emília Narciso
Assim, a equipa da Biblioteca da nossa escola juntamente com as docentes de Língua Portuguesa do 7ºano, Sérgia Bettencourt e Emília Narciso, organizaram e realizaram várias actividades que contaram com a participação de todos os membros da comunidade escolar, entre eles professores, alunos e encarregados de educação.
Actividades desenvolvidas:
• Projecto Ler Consigo – Esta actividade foi desenvolvida com o objectivo de promover junto dos alunos a ideia de que ler é importante. Deste modo, foram convidados elementos da comunidade local a visitarem a Biblioteca da nossa escola e a lerem textos escolhidos por si. Assim, no dia 5 de Março, tivemos a presença da Drª Ausenda Martins, médica do Centro de Saúde de Ponte de Sor, que seleccionou poemas de António Nobre apresentando de forma sucinta e entusiasmante a vida deste escritor que, segundo as suas palavras, “muito a marcou na sua juventude pela sua simplicidade”. No dia 6 de Março, recebemos a visita do Vereador da Cultura da nossa Câmara Municipal, professor Luís Laranjeira, que nos apresentou vários contos populares, tendo abordado a importância dos mesmos para o nosso património oral e tradicional.
• Exposição do Livro Antigo – Com esta actividade pretendíamos sensibilizar para a importância da preservação dos livros, ou seja, qualquer livro que o aluno tenha no presente, daqui a alguns anos poderá ser considerado uma “relíquia”, logo há que estimar os nossos livros e saber dar-lhes o devido valor. Para a concretização desta exposição foi muito importante a participação dos professores e Encarregados de Educação que disponibilizaram livros antigos na posse das famílias, alguns a várias gerações. Tivemos a preocupação de fazer uma pequena mostra de manuais escolares, desde o ensino primário ao universitário, do regime salazarista. A exposição correu muito bem e interessou os nossos alunos, o que era visível pelo facto de muitos quererem colaborar.
• Realização de um Bibliopaper – Com esta actividade pretendia-se a formação de utilizadores da Biblioteca. No Bibliopaper participaram três turmas do 7º ano. Realizou-se na Biblioteca da nossa escola e consistiu num jogo em que cada equipa tinha de conseguir preencher um questionário, cujas respostas estavam nos diversos livros/espaços da nossa Biblioteca. De uma forma lúdica, pretendia-se levar os alunos a descobrir como é importante saber procurar a informação de uma forma fácil, rápida e objectiva. Acresce que, no primeiro período, estas turmas já tinham tido uma sessão de esclarecimento com a professora responsável da Biblioteca sobre o modo como pesquisar e consultar. Numa era da tecnologia em que facilmente toda a informação se encontra na Internet, consideramos que continua a ser muito importante incentivar e ensinar os nossos alunos a pesquisar em suporte de papel.
• Concurso de leitores – “Ler é uma Festa!” - Cavaleiro da Dinamarca – Embora a obra de Sophia de Mello Breyner faça parte do programa do 7º ano, optamos por leccionar outros contos, porém não queríamos deixar de proporcionar aos nossos alunos a leitura e a reflexão sobre a obra desta escritora. Assim, convidámos os nossos alunos a lerem o conto Cavaleiro da Dinamarca e a participarem no Concurso de Leitores “Ler é uma Festa”. Durante a semana da leitura, os alunos podiam solicitar aos responsáveis da Biblioteca um questionário sobre a obra. Após o seu preenchimento individual, era depositado numa caixa, que apenas foi aberta no final da semana. A entrega dos prémios decorreu no dia 11 de Março, no final do encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha, tendo sido o 1º prémio um livro autografado desta escritora.
• Encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha – Decorreu no dia 11 de Março e estiveram presentes 4 turmas. A escritora deu a conhecer os seus livros, nomeadamente, a colecção da “Teodora” e respondeu a todas as questões que lhe foram colocadas. Acresce que nas aulas de leitura alguns alunos já tinham lido obras desta autora, por isso tinham curiosidade em conhecê-la e saber algumas curiosidades sobre as personagens dos seus livros. No final, disponibilizou-se para conversar com alguns admiradores e autografar os seus livros.
Esta semana de promoção da leitura decorreu de acordo com o previsto e foram superadas as expectativas, pois os alunos aderiram com interesse e participaram activamente nas várias actividades.
Agradecemos a participação dos professores e Encarregados de Educação, nomeadamente ao nível do empréstimo de livros antigos para a nossa exposição, que muito contribuíram para a dinamização e concretização com sucesso destas actividades, ajudando a promover os hábitos de leitura dos nossos alunos.
Sérgia Bettencourt / Emília Narciso
Sem comentários:
Enviar um comentário