11 de julho de 2008

Experiência de leitura


GONZALEZ, Maria Teresa Maia, Dieta e Borbulhas, Lisboa, Difel, 2003

Este livro fala da história de duas irmãs muito diferentes. A Sara tem 14 anos e um corpo formidável e invejado por todos. Porém, a sua irmã Catarina, com 15 anos, considera-se muito gorda e faz dietas extremas. Com a chegada do Verão, ela não queria que as pessoas, especialmente o Miguel, o seu grande amor, a vissem naquele estado. A mãe, preocupada com a sua filha, leva-a a um Psicólogo, o Dr. Elias, que a ajuda nesta etapa difícil da sua vida. Catarina acaba por ser hospitalizada, mas é visitada pelo seu amigo Afonso, que também tinha estado internado recentemente devido a um cancro. Quando o seu amigo Afonso morre, Catarina fica muito triste e aprende que toda a gente é diferente e temos que aceitar essas diferenças.
A personagem de que mais gostei foi do Doutor Elias, pois era simpático e muito atencioso para com a Catarina. Não gostei da sua irmã, porque era má para a Catarina e só lhe chamava “gorda”, o que a tornava ainda mais infeliz.
Desagradou-me o desfecho da história, pois o amigo da Catarina faleceu, o que foi muito triste.
Aconselho este livro aos meus amigos, porque ensina os jovens a terem cuidados e a não cometerem certos erros como a Catarina. De facto, se uma pessoa acha que está gorda deve praticar desporto e ter uma alimentação saudável em vez de fazer dietas perigosas.


Filipa Rosa, 7ºB

1 comentário:

Alexandre disse...

Que grande ensinamento! E que bem escreve a Filipa! Um exemplo que outros jovens deveriam seguir porque, infelizmente, cada vez os jovens lêem menos - e ler um livro é a melhor maneira de dar asas à imaginação e sonhar ... e o mundo só avança quando se sonha!!!

Muitos beijinhos!!!