7 de dezembro de 2010

A minha leitura...




"Um livro é uma janela pela qual nos evadimos" - Julien Green


Sempre me deixei fascinar por tudo o que se refere à Antiguidade Clássica. Este fascínio começou nos grandes épicos do cinema (Cleópatra, Espártaco, Ben-Hur) e consolidou-se com a Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas.
Para nós, leitores, os títulos que Steven Saylor já publicou são o reflexo do interesse do autor por um império que começou a desbravar o caminho civilizacional que nós ainda hoje conhecemos.
A história em si trata de um «detective», qual 007, que, a dada altura, foge das intrigas de Roma para a pacífica quinta do seu brilhante patrono, o orador Cícero, que não o deixa desfrutar da paz adquirida e propõe-lhe uma enigmática missão: manter debaixo de olho o seu rival Catilina.
De seguida assistimos a um mundo cheio de traições, conspirações, intrigas, medos, ingredientes fantásticos numa acção empolgante e de cortar a respiração, nada a que Roma não estivesse habituada a ver desde a sua fundação.
Outras obras de Steven Saylor: Sangue Romano, O Abraço de Némesis, Crime na Via Ápia, Rubicão, Desaparecido em Massília, A Casa das Vestais e O Lance de Vénus.

Alexandre Gonçalves

Sem comentários: