22 de junho de 2011

Visita de estudo ao Palácio-Convento de Mafra


No âmbito do estudo do Módulo 12 da disciplina de Português – Textos Narrativos / Descritivos II (estudo da obra Memorial do Convento de José Saramago) – realizou-se uma visita de estudo ao Palácio-Convento de Mafra no dia 26 de Maio de 2011, com as turmas G, H e I do 12º Ano / Ensino Profissional sob a orientação dos professores Célia Galveia e Alexandre Gonçalves.

                A partida foi de Ponte de Sor por volta das 8:30m da manhã e a chegada a Mafra às 10:30m, portanto dentro do horário previsto.

                As expectativas criadas pelos alunos eram grandes, visto que iam visitar pela primeira vez algo tão grandioso e culturalmente enriquecedor, e, à medida que ia decorrendo a visita, foi possível constatar a sua atenção aos conhecimentos transmitidos pelos guias a cada instante. Outro ponto de grande interesse foi a adaptação teatral do romance homónimo Memorial do Convento de José Saramago, com o objectivo de sensibilizar os alunos para uma melhor percepção e interiorização das ideias fundamentais desta narrativa histórica.

                Os alunos tiveram oportunidade de expressar as suas opiniões no relatório para o efeito e, de uma forma geral, vincaram o sucesso que foi esta visita de estudo, porque correspondeu por inteiro às suas expectativas, realçando também o facto de terem tido a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas e de terem aprendido outros.

                Os objectivos foram plenamente atingidos porque, com a realização desta visita de estudo, foi possível sensibilizar os alunos para a leitura da obra Memorial do Convento e simultaneamente promover o gosto e o conhecimento da literatura portuguesa, estimular e fomentar nos alunos o interesse pelo teatro, levá-los a apreciar a monumentalidade da obra mandada erigir por D. João V, despertar o seu espírito crítico e promover o convívio entre professores e alunos.

                Por último, uma palavra de destaque para o convívio que foi muito salutar, estreitando-se assim laços de amizade entre alunos e professores, e o sentido de responsabilidade por parte dos alunos revelado em todos os momentos da visita de estudo.

Sem comentários: