4 de fevereiro de 2008

Efemérides - 4 de Fevereiro - Nascimento de Almeida Garrett


JOÃO BAPTISTA DA SILVA LEITÃO e mais tarde visconde de ALMEIDA GARRETT, (Porto, 4 de Fevereiro de 1799 — Lisboa,9 de Dezembro de 1854) foi um ESCRITOR e dramaturdo romântico, orador, Par do Reino, ministro e secretário de Estado honorário português.Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do ROMANTISMO português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.


Algumas das suas obras:

1825 - Camões
1826 - Dona Branca
1838 - Um Auto de Gil Vicente
1843 - Frei Luís de Sousa (representação)
1845 - O Arco de Sant'Ana - tomo 1; Flores Sem Fruto
1846 - Viagens na Minha Terra
1850 - O Arco de Sant'Ana - tomo 2
1853 - Folhas Caídas ******************************************* (Fonte: Wikipédia)

Este inferno de amar - como eu amo!
Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?


Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?


Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz? - Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei..


[ Almeida Garrett, Folhas Caídas ]

Sem comentários: