6 de fevereiro de 2008

Experiência de Leitura















O Não-Mago - As Torres de Romander

Esta é a história de Lethe, o Não-Mago. Todos o conhecemos das velhas lendas, mas apenas eu consigo vislumbrar a totalidade da história da sua vida. Uma última reviravolta do destino mostrou-me que me cabe a mim fazê-lo. E, uma vez que o mero relato dos factos nunca faz justiça à complexidade de uma existência, decidi escrever este livro como se fora uma ficção. Não que não conte a verdade, claro está, pois testemunhei muitos destes eventos e os restantes foi o próprio Lethe que mos contou.

Pela primeira vez em muitos, muitos séculos, um jovem da ilha de Loh demonstra não possuir nenhum talento para a magia. Por isso, não poderá receber uma formação idêntica à dos seus restantes companheiros. Matei, um dos sete magos mais poderosos do Reino, descobre porém, por essa altura, graças ao estudo de um antigo manuscrito e de uma série de sinais dispersos pelas Ilhas, uma força maligna que em cada nove mil anos ameaça a existência do seu mundo. Mas nenhum feiticeiro, por maior que seja o seu poder, parece ser capaz de fazer frente ao horror da magia incolor. À medida que o perigo se aproxima, Matei aperceber-se-á contudo que Lethe, o Não-Mago, possui na verdade uma série de dons cruciais para a sobrevivência do Reino.

As Torres de Romander é o volume inicial da trilogia do Não-Mago.
W. J. Maryson é o pseudónimo do escritor holandês Wim Stolk, um artista polifacetado. Nascido em 1950, trabalhou durante algum tempo para o governo Holandês, tendo-se depois dedicado à pintura. Em princípios dos anos 80, fundou uma agência de publicidade. Mais tarde, viria ainda a criar um grupo de rock, Maryson, que editou vários albuns inspirados nos seus livros. Foi também produtor e organizador de concertos e festivais.

É o autor mais popular de fantasia épica na Holanda, estabelecendo grande parte da sua reputação com a trilogia do Não-Mago. Escreveu mais de 11 romances e vários contos traduzidos para nove línguas, tendo, em 2004, vencido o Prémio Elf Fantasy Award.

Manuel Cruz Bucho, n.º 9, 8.º A

Sem comentários: