16 de junho de 2008

PRÉMIO DO LIVRO EUROPEU


Em cooperação com a Comissão Europeia, foi instituído em 2007 o Prémio do Livro Europeu, criado pelo semanário Le Nouvel Observateur e por outros media, tais como Le Monde, Le Soir, RTBF ou Euronews.

O objectivo do prémio é distinguir uma obra que fale da Europa, a selecção abrange qualquer género literário (romance, ensaio, biografia, BD). São elegíveis obras publicadas entre 1 de Setembro de 2007 e o inicio de Outubro de 2008, que transmitam uma visão construtiva da Europa seguindo diversas abordagens : históricas, políticas, filosóficas, jurídicas, económicas, sociais, culturais, etc.
O prémio tem um valor de 20 000 euros.

A escolha do galardoado será feita por um comité composto por 14 membros entre os quais se encontram Jacques Delors, Erik Orsenna, Walter Veltroni e o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.

O prémio, presidido por Henning Mankell, escritor sueco de fama internacional, e apadrinhado por Jacques Delors, será entregue a 10 de Dezembro, no Parlamento Europeu em Bruxelas.

As obras a candidatar devem ser entregues, até ao dia 20 de Junho, no Instituto Franco Português, em Lisboa, ao cuidado de Claire Dupuy / Responsable du Bureau du livre -
Av. Luís Bivar, 91, 1050-143 Lisboa.
Relativamente às obras potencialmente elegíveis cuja edição esteja prevista para depois desta data e até ao final de Outubro de 2008, pode ser entregue uma cópia ou um excerto do manuscrito.

Sem comentários: