28 de dezembro de 2007

Sugestão de leitura - Plano Nacional de Leitura

capa da edição húngara


Memórias de Idhún ganha prémio!


A obra Memórias de Idhún foi distinguida no passado mês de Setembro, em Espanha, com o prémio Qwerty, de Barcelona TV, para a melhor obra juvenil. A autora, Laura Gallego García, não pôde estar presente na cerimónia de entrega dos prémios, mas agradeceu a distinção. Entretanto, o seu novo livro La Imperatriz de los Etéreos (A Imperatriz dos Etéreos), está prestes a ser editada em Espanha.
Sobre a autora
Laura Gallego García (Quart de Poblet, Valência, 11 de Outubro de 1977) começou a escrever aos 11 anos com uma amiga aquele que seria o seu primeiro livro não publicado. Aos 21 anos, enquanto frequentava o curso de Filologia Hispânica, escreveu Finis Mundi, ao qual foi atribuído o primeiro prémio do concurso Barco de Vapor da editora SM. Contudo, só mais tarde veio a conhecer o sucesso com Crónicas de la Torre.
Em 2004 iniciou a sua segunda trilogia, intitulada Memórias de Idhún, que veio a concluir em 2006, atingindo de imediato o topo das listas no universo dos livros mais vendidos. Pode dizer-se que com Memórias de Idhún, Laura Gallego García conquistou um lugar bem merecido no panorama actual dos mundos fantásticos.
Na sua narrativa, particularmente em Idhún, o tema amoroso é tão ou mais importante que o fantástico, facto que a diferencia claramente do modelo de Tolkien: as personagens expressam sem cessar os seus sentimentos, dúvidas, receios e decepções, e regra geral guiam-se mais por eles do que por outros conceitos como a honra ou o dever. Desta forma, a reflexão sobre si próprio ocupa mais espaço nos diálogos e nos pensamentos, facto favorecido pela decisão de empregar um apaixonado triângulo amoroso dentro do qual Victoria se sente irremediavelmente atraída por duas personagens opostas e incompatíveis.
Actualmente encontra-se a fazer o doutoramento sobre o romance de cavalaria Belianís de Grecia de Jerónimo Fernández, publicado em 1579.




Sem comentários: