PRÉMIO NACIONAL DE LITERATURA JUVENIL FERREIRA DE CASTRO
Inicialmente este prémio literário (32 anos ininterruptos de funcionamento) era destinado somente aos jovens portugueses de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Com a corrente edição (32ª Edição) é alargado a todos os jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.
Neste evento, os jovens são desafiados a mostrar a sua qualidade literária, promovendo-se a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social.
O alargamento do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro aos jovens luso-descendentes das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo prende-se com o objectivo de fomentar a ligação dos jovens luso-descendentes à Língua e Cultura Portuguesas, reforçando uma maior interacção com os jovens residentes em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Com esta iniciativa pretende-se promover:
(a) acções diversificadas, dirigidas ao público jovem, no âmbito da Literatura Juvenil;
(b) cooperação com organizações e instituições nas áreas da educação e cultura;
(c) acções destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho e de cultura;
(d) o desenvolvimento de uma política da escrita/leitura e de difusão de jovens autores premiados (portugueses) no estrangeiro, divulgando os mesmos através das colectâneas de trabalhos premiados (no nosso espólio já possuímos quatro colectâneas, bem como vários CD-ROM) nos países de língua portuguesa.
Esta iniciativa é destinada aos jovens nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B), os quais podem concorrer com trabalhos nas modalidades de prosa e poesia, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, apoio do INSTITUTO CAMÕES, DIRECÇÃO REGIONAL DA CULTURA DO NORTE, DIRECÇÃO-GERAL DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS E CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS.
Regulamento em:
Sem comentários:
Enviar um comentário