2 de janeiro de 2008

Concurso Literário


PRÉMIO NACIONAL DE LITERATURA JUVENIL FERREIRA DE CASTRO


Inicialmente este prémio literário (32 anos ininterruptos de funcionamento) era destinado somente aos jovens portugueses de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Com a corrente edição (32ª Edição) é alargado a todos os jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.
Neste evento, os jovens são desafiados a mostrar a sua qualidade literária, promovendo-se a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social.
O alargamento do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro aos jovens luso-descendentes das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo prende-se com o objectivo de fomentar a ligação dos jovens luso-descendentes à Língua e Cultura Portuguesas, reforçando uma maior interacção com os jovens residentes em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Com esta iniciativa pretende-se promover:
(a) acções diversificadas, dirigidas ao público jovem, no âmbito da Literatura Juvenil;

(b) cooperação com organizações e instituições nas áreas da educação e cultura;

(c) acções destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho e de cultura;

(d) o desenvolvimento de uma política da escrita/leitura e de difusão de jovens autores premiados (portugueses) no estrangeiro, divulgando os mesmos através das colectâneas de trabalhos premiados (no nosso espólio já possuímos quatro colectâneas, bem como vários CD-ROM) nos países de língua portuguesa.


Esta iniciativa é destinada aos jovens nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B), os quais podem concorrer com trabalhos nas modalidades de prosa e poesia, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, apoio do INSTITUTO CAMÕES, DIRECÇÃO REGIONAL DA CULTURA DO NORTE, DIRECÇÃO-GERAL DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS E CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS.
Regulamento em:

Sem comentários: