28 de janeiro de 2008

Experiência de Leitura - Jordi Sierra i FABRA




GUERNICA, Pablo PICASSO



A Guerra Civil Espanhola

A propósito de :
Um Homem com um Garfo Numa Terra de Sopas


A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito entre duas frentes militares, ocorrido em Espanha entre o ano de 1936 e o ano de 1939. A vitória coube aos nacionalistas de Francisco Franco.

A Guerra Civil Espanhola foi o acontecimento mais traumático que ocorreu antes do 2.º Guerra Mundial.
Nela estiveram presentes todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o séc. XX.
De um lado posicionavam-se as forças do nacionalismo e do fascismo, aliadas a classes e instituições tradicionais de Espanha (o Exército, a Igreja e o Latifúndio) e do outro a Frente Popular que formava o Governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e os partidários da democracia.
No dia 18 de Julho de 1936, o General Francisco Franco insurge o Exército contra o Governo Republicano, esta ocorre nas principais cidades, como Madrid e Barcelona, a capital da Catalunha, o povo saiu às ruas e impediu o sucesso do golpe. Milícias, anarquistas e socialistas foram então formadas para resistir o golpe militar.
O país, em pouco tempo, ficou dividido numa área nacionalista, dominado pelas forças do General Franco e numa área Republicana, controlada pelos esquerdistas.
Nas áreas republicanas ocorreu então uma radical revolução social. As terras foram colectivizadas, as fábricas dominadas pelo sindicato, assim como os meios de comunicação. Em algumas localidades, os anarquistas chegaram até a tirar o dinheiro, em ambas as zonas matanças eram efectuadas através de fuzilamentos. Padres, militares e proprietários eram as vítimas favoritas das milícias anarquistas, enquanto que sindicalistas, professores e esquerdistas em geral eram abatidos pelos militares nacionalistas.
Como o golpe não teve o sucesso esperado, o conflito tornou-se uma Guerra civil, com manobras militares clássicas. O lado nacionalista de Franco conseguiu de imediato o apoio dos nazistas (Divisão Condor, responsável pelo bombeamento de Madrid e Guernica) e o dos fascistas italianos (aviação e tropas de infantaria e blindados) enquanto que Estaline enviou material bélico e assessores militares para o lado Republicano.
A pior posição foi tomada pela França e Inglaterra que optaram pela “Não intervenção”.
Em Março de 1939, começa uma pequena Guerra Civil dentro do campo Republicano, quando o Coronel Casado, comandante do Exército do centro, dá o golpe de Estado em Madrid, apoiado pelos oficiais de carreira, golpe este que tinha como objectivo a ruptura com os comunistas para facilitar a negociação com os franquistas, enquanto o governo Negrin, partidário da continuação da resistência e esperando que o estalar iminente da 2.º Guerra Mundial trouxesse novos apoios aos Republicanos, refugia-se na chamada Posição Yuste.
Os franquistas, no entanto, exigem dos casadistas a rendição incondicional e Madrid cai em 26 de Março. Com a queda de Valência e Alicante em 30 de Março e de Múrcia em 31, a Guerra Civil terminou a 1 de Abril.

Portal da História
http://www.sierraifabra.com/
Ana Sofia Pires, 8.º A, n.º 2

2 comentários:

Alexandre disse...

Excelente post. Realmente tanto se fala da guerra civil de ESpanha mas nunca ninguém a explica e acabamos por não saber bem o que foi, em especial os mais novos.

É importante que se fale sempre destas coisas, Portugal também podia ter tido a sua guerra civil, memos aqui ao lado de Espanha.

Abraços e parabéns pelo excelente projecto que a Escola apresenta aqui.

LER MAIS E MELHOR disse...

Obrigado, Alexandre!
Ainda bem que gostou. É bom ver o nosso trabalho reconhecido.
Obrigado.