7 de outubro de 2008

Experiência de leitura

GONZALEZ, Maria Teresa Maia, Clube das Chaves – Põe Tudo em Pratos Limpos, 9ª edição, Editorial Verbo, 2007

Este livro retrata a vida quotidiana de quatro amigos que se juntaram para fazer um grupo de investigação. Em cada livro desta colecção, eles tentam descobrir o local a que corresponde a chave deixada pelo avó Cosme. O grupo é formado pelo Pedro, a personagem principal e neto do avô Cosme, a sua irmã Anica, o seu melhor amigo Frederico, e uma prima, a Guida. Apesar de todo o trabalho do grupo para desvendar os mistérios, nem tudo é um mar de rosas, pois existe o fantasma da O.R.D.E.M., que faz tudo para estragar os planos. O fantasma é quem eles menos esperam, ou seja, é o Vasco, o irmão mais novo da Guida. A sala onde o grupo se reúne é a garagem do Pedro, o presidente do Clube das chaves. Depois de várias tentativas para desvendar o mistério eles vão parar a uma quinta, situada no Norte, onde, finalmente, conseguem desvendar o mistério da chave.
A minha personagem favorita foi o Pedro porque é um rapaz calmo, inteligente e, principalmente, porque consegue resolver os enigmas que parecem não ter solução.
Aconselho este livro aos meus amigos, porque apesar de contar uma aventura, também conta muitos aspectos da História do nosso país, como os monumentos e o estilo manuelino. Com este livro conseguimos aprender várias coisas importantes para a nossa cultura geral.
Mª Inês Raposo, 8ºA

Sem comentários: