30 de abril de 2008

Durante o mês de Abril as turmas do 7ºano participaram num Bibliopaper na Biblioteca Municipal. Mais uma vez o objectivo era proporcionar o contacto dos alunos com o espaço da biblioteca e, de uma forma lúdica, pretendia-se levá-los a descobrir como é importante saber procurar a informação de um modo fácil, rápido e objectivo. Acresce que, durante a semana da leitura, estas turmas já tinham participado numa actividade semelhante na Biblioteca da nossa escola.


BIBLIOPAPER 7ºA

Durante os 90 minutos da aula de Língua Portuguesa, eu e a minha turma fomos à Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, participar num Bibliopaper.
O caminho até à biblioteca foi muito divertido, pois cantámos, rimos, falámos…
Chegamos à biblioteca e o Sr. Luís explicou-nos como iria funcionar o jogo. Começámos por formar grupos de quatro e demos nomes às equipas. A minha equipa chamava-se “Bochechinhas” e dela faziam parte, para além de mim, a Margarida Figueira, a Margarida Lobato e a Inês Couto. Foi muito engraçado e interessante, pois tínhamos de ir às várias divisões da biblioteca e aí pesquisar o que se pedia no questionário.
A prova correu-nos bem e foi muito divertido. Para além disso, pusemos em prática matéria aprendida nas aulas de Língua Portuguesa. Foi uma actividade muito interessante, porém, ainda não temos os resultados.
Patrícia Feijão, 7ºA



BIBLIOPAPER 7º B
No dia 2 de Abril 08, fomos à Biblioteca Municipal participar num Bibliopaper. Quando chegámos o Sr. Luís explicou-nos como é que funcionava o jogo. O Bibliopaper consiste em procurar informações pela Biblioteca sobre autores, conteúdos, revistas e outras informações sobre o próprio espaço. Foi-nos pedido que nos dividíssemos em grupos de quatro, sendo entregue a cada equipa um questionário. Cada equipa escolheu um nome diferente como, por exemplo, “Os cromos”, “ Nã sei”, “ Alentejanos do Alentejo”, “ As anónimas”, “No Name” e “FFMJ”. Dividimos as tarefas dentro do grupo e começou o Bibliopaper! Subimos e descemos as escadas vezes sem conta até completarmos o questionário na totalidade. Tentámos resolver todas as questões num mínimo de tempo possível, aproveitando para conhecer melhor a biblioteca.
Quando todas as equipas tinham concluído o Bibliopaper, foi-nos entregue um diploma de participação, mas não soubemos quem tinha sido a equipa vencedora. Quem será? Só saberemos quando for publicado no blog da Biblioteca Municipal…
Gostámos muito desta actividade, pois, para além de nos estarmos a divertir, estávamos a aprender e a potencializar o nosso sentido de pesquisa. Por isso, esperamos que haja mais iniciativas destas.
Turma do 7ºB

Sem comentários: