3 de abril de 2008

Agostinho da Silva

George Agostinho Baptista da Silva (Porto, 13 de Fevereiro de 1906 — Lisboa, 3 de Abril de 1994) , foi um filósofo, poeta e ensaísta português. Foi um dos mais ilustres pensadores portugueses do século XX. O tema principal da sua obra foi a língua portuguesa e o pensar filosófico sobre o «povo português» que, para ele, abrangia não apenas os portugueses de Portugal, mas também os do Brasil, laçados de índios e negros, os portugueses de África, tribais e pretos, como também os da Índia, de Macau e de Timor.

Algum dia um novo Papa
anunciará altivo
que Deus é raiz quadrada
de um quantum negativo


e o Deus que tanto procuro
em que atingido me afundo
é aquele ser-não-ser
do que acontece no mundo


da matéria mais que densa
é que é divertido ser
ali se nada acontece
tudo pode acontecer

*****
http://www.agostinhodasilva.pt/

PENSE SEMPRE POR VOCÊ...
Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus. Se o criador o tivesse querido juntar a mim não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.


Prof. Agostinho da Silva

Sem comentários: