8 de dezembro de 2008

O escritor João Tordo responde ...







Subject: 3 vidas em análise
sobre o livro
Sinopse
Quem é António Augusto Millhouse Pascal? Que segredos rodeiam a vida deste homem de idade, que se esconde do mundo num casarão de província, acompanhado de três netos insolentes, um jardineiro soturno e uma lista de clientes tão abastados e vividos, como perigosos e loucos? São estes os mistérios que o narrador, um rapaz de uma família modesta, vai procurar desvendar não podendo adivinhar que o emprego que lhe é oferecido por Millhouse Pascal se irá transformar numa obsessão que acabará por consumir a sua própria vida. Passando pelo Alentejo, por Lisboa e por Nova Iorque em plenos anos oitenta - época de todas as ganâncias - e, desvendando o passado turbulento do seu patrão - na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial -, As Três Vidas é uma viagem de autodescoberta através do «outro». Cruzando a história sangrenta do século XX com a história destas personagens, este romance é também sobre a paixão do narrador por Camila, a neta mais velha de Millhouse Pascal, e sobre a procura pelo destino secreto que a aguarda; que estará, tal como o do seu avô, inexoravelmente ligado ao destino de um mundo que ameaça, a qualquer momento, resvalar da estreita corda bamba sobre a qual ela se sustém.

in wook.pt

***
Olá!
Depois de alguns (muitos) minutos a pensar numa maneira inteligente de saudar um escritor, visto que é a primeira vez que escrevo a um, acabei por presenteá-lo com a maior banalidade de que há memória neste mundo. De qualquer forma, e antes de mais nada, permita-me que lhe dê os parabéns pelos excelentes romances que escreveu. Encontrei os seus registos numa Feira do Livro, no Algarve, e comecei por ler o "Hotel Memória", que praticamente me saltou para as mãos assim que olhei para ele, e entretanto já li os outros livros.
Ora bem, sou uma aluna de Literatura Portuguesa no auge da sua carreira no Ensino Secundária, com 17 anos e uma estúpida queda para livros altamente complicados de analisar, coisa que, porém, faço com o maior gosto. A questão é que decidi analisar, então, as "3 Vidas" e não sei bem por onde lhe hei-de pegar. Gostava que me ajudasse, sinceramente nem sei bem de que maneira, mas acho que pelo menos uma pergunta concreta para lhe fazer tenho: onde posso eu encontrar informação sobre aqueles métodos de espionagem que o António Augusto Millhouse Pascal utilizava na época em que interrogava os presos da guerra? Ou poderá ser o próprio que me meteu nesta alhada a explicar-me mais ou menos isso?! E olhe que eu não me queixo da alhada em que me meteu!
Admito que apesar de ter compreendido o que li, ao mesmo tempo não compreendi. Ou seja, compreendi perfeitamente o contexto do livro, todo o seu desenrolar, mas não consigo fazer a interpretação e transmiti-la.
Obrigado pelo tempo que me dedicar,
Sara, a tal estudante de literatura.
****
E...JOÃO TORDO RESPONDEU À SARA RAMINHOS, ALUNA DO 10.º D - LITERATURA PORTUGUESA.
****
Aguardamos o trabalho da Sara e agradecemos ao escritor!
****
João Tordo
Nasceu em Lisboa em 1975 num ambiente artístico. Filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco que sempre esteve ligada ao cinema e mais tarde à moda. Andou no Liceu Pedro Nunes e «era o único que não jogava rugby», em vez disso lia, 'vício' que lhe pegou o padrasto depois do divórcio dos pais. Acabado o 12º ano, resolveu ir para Filosofia por ser «uma boa maneira de se pôr a pensar». Entrou na Universidade Nova de Lisboa e sentiu o peso da exigência do curso. As aulas de Filosofia medieval marcaram-no e confessa que a partir dali nunca mais viu o mundo da mesma maneira.Depois do curso ainda trabalhou em Lisboa algum tempo como jornalista freelancer mas sentiu a «necessidade de sair daqui e ir viver outras coisas». Foi o que fez e em 1999 rumou a Londres para fazer um mestrado em Jornalismo. A cidade influenciou-o a tantos níveis que quis ficar até «ao limite das suas possibilidades», mas quando deu por si a trabalhar num bar e a fazer traduções percebeu que era tempo de partir. A próxima paragem tinha que ser Nova Iorque - sempre o fascínio das cidades - e os cursos de escrita criativa do City College. Ia às aulas de manhã, servia às mesas de um restaurante durante o jantar e escrevia pela noite dentro. Os Homens sem Luz nasceram assim. No futuro, há outras histórias para contar.

in Wook.pt

Sem comentários: